Páginas

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

COMO BLOQUEAR / PROTEGER CÉLULAS NO EXCEL

acesso_negadoOlá caro visitante, quem nunca teve aquela necessidade de fazer uma planilha e protegê-la para evitar que engraçadinhos alterem alguns campos?
Se você já passou por isso e ainda não sabe como fazer isso hoje vou demonstrar passo-a-passo como bloquear algumas células em uma planilha do Excel ao invés de bloquear toda ela. Para isso iremos simular em uma planilha já elaborada.
 
1º passo: Vá até o canto superior esquerdo e clique, você perceberá que todas as linhas a colunas da  planilha ficara selecionada.

2º passo: Com toda a planilha ainda seleciona vá no item "formatar" e clique na opção "formatar células".

 
3º passo: Ao clicar na opção "formata células" abrirá um janela com várias opções de formatação, vá na janela "proteção" e desmarque o item "bloqueadas".

 
4º passo: Agora iremos bloquear/proteger somente as células necessárias, neste caso iramos optar pelas células que estão em laranja já que as mesmas contém fórmulas, então ao selecionarmos as células iremos no item "formatar" e iremos marcar a opção "bloqueadas".
 

5º passo: Vá  novamente no item "formatar" e escolha a opção "proteger planilha" insira uma senha para proteção, esta senha servirá para no futuro você desbloquear as células.


Agora faça o teste e você irá observar que somente as células que foram selecionas estão bloqueadas.

 
 
Prontinho! Caso tenha gostado não deixe de compartilhar. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário